segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sermão( Perder para Ganhar.)

                                        Texto:(2a Cronicas:1;7)




                                        ---  Introdução ---
Salomão pede a Deus sabedoria e conhecimento pra governar aquele numeroso povo (2a cronicas:1;10),é como se ele olhasse para provérbios (11;14),a onde diz...Não havendo sábia direção , o povo cai....Depois ele lembra de eclesiastes,a onde diz...A sabedoria fortalece o sábio mais do que dez  governadores que haja na cidade.Os capítulos de 1 a 9 de (2a cronicas),nos revela o reinado de Salomão.:paz,prosperidade,poder e prestígio de Israel,pois Salomão recebeu poder de Deus  para governar esse povo.Gostaria de falar sobre:
                                              ---Esboço---
 Marcos (2;3) nos diz que ,havia 4 homens que levaram um paralítico até Jesus.Para chegar até Jesus,aqueles homens perderam alguma coisa para que o paralítico fosse curado da paralisia,(obs; perderam algo pro homem ser curado),ou seja pra que ele pudesse GANHAR  a cura.Algumas coisas que eles perderam:

  • perderam a hora,pois já não tinha lugar para eles se acomodarem , 
  • perderam tempo carregando aquele homem,
  • perderam tempo descobrindo aquele telhado,etc.                                                                                                                               
Para ganhar a salvação,é preciso.... 
  • Perder o primeiro nascimento, tome por exemplo um homem chamado Nicodemos (João cap:3).,
  • Perder o caminho da carne(Romanos cap:8);
  • Perder, as vezes tudo oque tem,tome por exemplo o jovem Rico(Lucas cap:18;22).
No caso da prosperidade ,é preciso...
  •  Perder a preguiça,tome por exemplo (Gênesis cap:2;15),veja que o Senhor Deus colocou o homem para lavrar muitos dizem que o trabalho começou  depois do pecado ,mais não é verdade ,Deus ja tinha ordenado o trabalho conforme vimos em (2;15 de Gênesis).Umas séries de coisas é  preciso perder para obter a prosperidade!!!
Agora ,para ganhar a sabedoria segundo Salomão é preciso perder coisas também.
Veja que Salomão foi feliz e infeliz em relação a seus pais,(era feliz perdeu a felicidade).
Pois ainda descobrimos que ele perdeu o seu pai ,amigos,a sua casa. Mais, por outro lado vemos que se seu pai não tivesse morrido, jamais Deus teria aparecido a ele naquela noite,e muito menos teria sido rei,e  muito menos ele iria dizer....Dá-me sabedoria...,e muito menos iria ganhar a sabedoria ,como diz o versículo(12 do cap 1) de 2a Cronicas! Ainda no v 7 desse mesmo texto,o texto inicial,vemos que Salomão perdeu uma boa parte daquela noite ,quando o sono foi interrompido,quando Deus o desperta!
Que bom seria se fôssemos despertado pelo Senhor nas noites ,quando estamos preocupado com tantas coisas que não é nada agradável ao Senhor!!!(oxalá) 
                                     ----- Conclusão-----

Cabe a nós estar-mos sempre atento ao Senhor ,seja o que queremos dele,temos que esta alerta para não desapontá-lo. Será que estamos dispostos a perder algo para ganhar-mos o que realmente queremos?

                                                                                                  P.B Agnaldo


Um comentário:

  1. Eu ouvi este sermão talvez a mais de 40 anos não me lembro, mas hoje dia 18/07/2020 acordei pensando nele e não lembrava da mensagem mas do tema e procurei se alguém teria e foi muito bom ler. Estive na igreja batista de vila mariana em São PAULO ANTES DE ELE falecer.

    ResponderExcluir