segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sermão ( Parada Obrigatória )

                                                                                                                                                              
Texto (Marcos:10;46-52)
                                                   ___Introdução___

   Em uma festa de aniversario ,um menino de 12 anos estava obrigando um garoto de 5 anos a pular com uma mochila nas costas para pegar uma bexiga que estava a uma certa distancia do solo.
O garotinho pulava e não conseguia pegar aquela bexiga.Tentou várias vezes e nada de bexiga pegar.Então ele ,o garoto de 5 anos resolveu tirar a mochila das costas,e não deu outra,pulou e conseguiu pegar a bexiga,assim que pegou ,ele saiu correndo naquela festa procurando a seus pais para compartilhar aquela alegria imensa que estava sentindo por ter ganho uma bexiga ! Realmente viver,ou andar com mochila nas costas não é nada agradável ,quando estou na rua ,a moto tem baú então carrego minhas coisa nele,mais quando a moto esta em manutenção,então me dão outra moto que não tem baú,dai tenho que andar com mochila nas costas também,e dai você sabe,para aqui, ali, o pior de tudo é quando agente para na PARADA OBRIGATORIA,sabe oque é isso? É quando agente é parado nas blítz ,em um só dia me pararam duas vezes,isso realmente é constrangedor . Nessa noite quero falar sobre: PARADA OBRIGATORIA !


                                  ______________________________________

   O texto de hoje merece ser olhado em sua ordem cronológica pra que possamos ver com mais clareza oque esta acontecendo .Marcos esta dizendo que eles foram pra Jericó,e em seguida já diz que eles estão voltando de Jericó,E a verdade é que em Jerusalém vai haver uma festa por esses dias (Pentecostes)Jesus aqui esta vivendo seus últimos 4 meses de vida, participará pela última vez dessa festa em vida com certeza.Então o cego vai ficar parado ,sentado a beira do caminho pedindo esmola,barrando a multidão que vão em caminho de Jerusalém para participar da festa uma grande multidão! Vamos pensar um pouco: Os judeus, maiores de 12 anos de idade que moravam a um raio de 25 km de Jerusalém,eram todos obrigados,intimados a estarem em Jerusalém nessa ocasião.(Festa).O texto diz que Jesus vai indo em direção a um lugar,os discípulos também,e uma grande multidão.(Descrever o quadro até o fim do texto).

                         ___ Algumas coisas temos que aprender com esse cego___
Note que:Os cegos eram banidos da sociedade,não podiam estudar a lei (deficiência física consideravam que era fruto do pecado,por isso um castigo de Deus.) Além da limitação imposta pela cegueira,eles enfrentavam o preconceito .Eram considerados impuros,e por isso não poderiam participar das celebrações no Templo.

Existiam alguns caminhos em direção aquela Jerusalém  ,então era muita gente que estava indo mesmo pra celebrar aquela festa que breve aconteceria. Na vida espiritual existe o caminho do bem e o caminho do mal.O caminho do mal,na minha imaginação é paralelo ao caminho do bem: Porém  ,quem esta no caminho do mal não consegue ver o que acontece no caminho do bem ,a pessoa é cega,não percebe oque acontece do outro lado .Caminho do bem nos leva para a verdadeira festa que ira acontecer,na nova Jerusalém.
O caminho do mal vai seguindo paralelo então,mais ,quando o caminho do bem vai se aproximando a milhas,kms, da verdadeira festa que vai acontecer na Jerusalém celestial ,então o caminho do mal toma  outro rumo ,deixa de ser paralelo ,faz uma PARADA OBRIGATÒRIA ,e segue realmente ao seu destino ,que é a: Perdição.E com certeza nesse lugar não haverá festa alguma, nem o inimigo viverá em festa nesse lugar .
Esse caminho do bem é...Jesus. Ele disse que era a rocha, Jesus disse que era a pedra , o pão vivo que desceu do céu...mais também disse que : Eu sou o caminho ,a verdade e a vida!!! Vida cristã é viver nesse caminho constante. Quem anda neste caminho ,anda em Jesus  ,nós andamos neste caminho com frequência ,todos os dias da semana . Este caminho tem regras sim,estão dizendo por ai que não tem,mais isso é mentira ,existe regras sim,pois você sabe que um caminho é marcado com placas ,sinalizações pela frente,as vezes agente depara com placas dizendo:Proibido virar a esquerda,proibido virar a direita e assim vai temos que obedecer as regras que nos impedem .Umas das placas que observamos com frequencia pela frente,é: Proibido voltar para trás !
Mais temos a certeza ,que,quando clamamos por ele,então ele vem e nos atende.Estar neste caminho ,não significa estar vivendo em festa ,muito pelo contrário vida cristã não é festa não,vida cristã é marcada por obstáculos que deparamos em nossa frente. José do Exito andou por esse caminho ,e foi parar na prisão por vários anos,você acha que isso é viver em festa,estar preso sendo inocente? Acha que ele de, vez em quando la na prisão saia na janela,se é que tinha isso lá,e dizia estou vivendo em festa aqui dentro (prisão). Não podemos confundir ,estamos indo em rumo a verdadeira festa na Jerusalém celestial, e não vivendo em festa nesse caminho . Se entrarmos nesse caminho ,e ficarmos acomodados,isso não nos impedem de participarmos da festa não, mais , porém ele nao fará PARADA OBRIGATORIA a nosso favor .Nao podemos ficar acomodados nesse caminho,temos que clamar ,assim fazendo ,ele então vai fazer PARADA OBRIGATORIA ao nosso favor !!! O duro é quando agente clama,implora e parece que nada dele parar e nos atender, saiba de uma coisa : Quando clamamos ele faz sim PARADA OBRIGATORIA ao nosso encontro , oque acontece é que agente se  faz de cego ,e não queremos entender o seu agir a nosso respeito.
Se você esta clamando a respeito de uma doença que te sobreveio e não quer ir embora,ou coisa assim, saiba que ele ja fez PARADA OBRIGATORIA ao seu encontro sim , abra os olhos e veja o agir do agente provedor desse caminho em sua vida.Não se faça de cego não !!! Mais do outro lado ,no caminho do mal, é um viver sem regras ,avenidas alargadas,placas quase que não se vê por la ,tudo sem ordem a placa que ele ,o agente provedor desse caminho coloca por lá,com frequencia ,é essa :Proibido ir para o caminho paralelo.
Porque ele sabe ,que se você ir para la ele vai te perder desse caminho,então esse tipo de placa por la,é visto com frequencia. Mais se você invadir a regra dele, e cair nesse caminho,caminho de Jesus, então você vai se dar de frente com Jesus por esse caminho, você pode ser até mesmo cego, coxo ,paralítico , vai cair no caminho de Jesus, saiba no caminho do bem , não tem placa dizendo :Proibido a entrada de cego não, nesse caminho é permitido a entrada de cego , coxo ,doente etc...Foi isso que aconteceu com o cego de Jericó,ele andava no outro caminho , era cego não via nada, mais ultrapassou a pista ,invadiu ,e caiu na frente de Jesus .Havia outro caminho que o levaria pra Jerusalém, inda que ele não pudesse participar daquela festa que ia acontecer em Jerusalém,ele podia ficar em outro caminho ,ja que pessoas iam ir de toda aquela parte, de toda aquela redondeza em rumo ao local da festa, podia ele ,então estar em outro caminho para pedir esmola,mais náo ,estava no caminho de Jesus, Uma vez que ele veio para o caminho de Jesus,agora festa era certo pra ele. Mau sabia o cego que aquele dia pra ele iria terminar de outra maneira.Ele ,igual nós, costumado com aquela vidinha corriqueira ,talvez tivesse pensado : Hoje será do mesmo jeito de ontem, vou me levantar da cama , tomar o meu cafézinho, vou me arrumar , vou pegar o meu kit de ceguinho,contendo minha capa,chapéu,raibam ,minha vara pra me guiar pelo caminho, e vou seguir a vida pedindo esmolas,assim será esse dia de novo,nada de novidade ,sempre a mesma coisa! La vou eu pelo caminho a fora.Mais estar nesse caminho ,é certeza cruzar com Jesus pela frente,foi isso que aconteceu com ele .Aquela multidão ,todos indo em rumo a festa,Jesus vem vindo junto,então eu imagino alguem dizendo:Jesus cuidado pra não pisar no ceguinho que esta logo ali na frente,parado no caminho.O cego não via ,mais podia ouvir,aquela informação vasou ,o cego ouviu,então começa a perguntar: Quem esta vindo ali ? É Jesus?Parece que ouvi dizer que ele vem vindo em minha direção?As pessoas,os discípulos, não queriam que ele, o Mestre fosse acomodado, então pediam pro cego ficar quieto,e não clamar .Parece que eu ouço eles dizendo assim ,quando o cego pergunta se é Jesus qem esta vindo ...:É Jesus quem esta vindo? Eles dizem ...:Não,não é não, é o presidente da república que esta vindo ali ,seu cego !!! Não esta vendo que é ele sim?Mais não incomoda ele não,ele não tem tempo pra você não!Mais ele não parava diz o texto ,e clamava ainda mais alto : Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim.Escutou  Jesus aquele chamar,estou dizendo em Jesus como homem,pois nós imaginamos só no sentido espiritual e esquecemos que Jesus era homem igual a eu e você, pois se você estiver em lugar cheio de gente, e alguém te chamar baixinho você não vai escutar, mais ,se esse alguém insistir e gritar dizendo seu nome,então você vai ouvir perfeitamente o chamado. Foi isso que aconteceu nesse dia, o cego aumentou seu tom de voz,Jesus parou e pediu pra que trouxessem o cego até ele.Então o cego que andava pelo outro caminho ,primeiro ele tirou a capa e jogou fora,deu um salto e foi ter com Jesus. Bendito foi esse dia em sua vida , maravilhoso...Jesus pergunta pra ele oque que ele quer que Jesus assim o faça.Quando Jesus pergunta isso a ele  ,ele olha pra dentro de si, começa a ver sua realidade ,ele vê que é um miserável,se põe a pensar em seu dia a dia ,sabe ele que sua vida é assim ,não consegue ver nada a sua frente,depende dos outros para atravessar a rua ,enfim ,uma vida dependente .Diante dessa cena ,eu imagino que ele poderia pedir tantas coisas , por exemplo, poderia ter ele dito : Senhor ,estou trabalhando de pedinte pelos caminhos a fora , tem como  o Senhor me dá uma ajudazinha ai ,e me dar umas moedinhas pra mim acabar meu dia logo, umas não,várias já que o Senhor é o dono do ouro ,e da prata.....Ah,viu minha capa? Ela esta velhinha ,rasgada , remendada enfim meu kit de cego esta na hora de trocar,a capa até já joguei fora ,tem como o Senhor me arrumar outra zero kilometro ? Mais não foi isso que ele pediu ao Senhor não,ele pediu a cura de sua cegueira, dizendo : Faça com que eu tenha a vista funcionando ,ou seja, eu quero ver !!! Mestre não sei como isso aconteceu,mais eu vim parar aqui no seu caminho,agora me faça ver ,Mestre eu quero ver ,quem sabe assim eu poderei ir a festa que vai acontecer em Jerusalém também ! E Jesus assim o faz ,cura aquele ceguinho que estava parado,estagnado no meio do caminho.Depois de curado ,agora ele segue a Jesus . Eu não sei se ele chegou em Jerusalém para celebrar a festa,mais com certeza se ele fosse até lá, a placa que tinha por lá dizendo:Proibido a entrada de cegos ,agora ele poderia ignora-la . Agora sim ,ele se fazia de cego e não enxergava mais esse tipo de placa imposto pelas autoridades daquela época. Ohhhh Aleluia.!!!Nesse caminho não é proibido a entrada de doentes !!!quem esta neste caminho ,não quero dizer que você vai morrer , mais em breve você vai chegar para comemorar essa festa.
                                                   ____Conclusáo____
 Quero terminar esse sermão te dizendo uma coisa : Você que já trilha por esse caminho do bem ,caminho que tem como agente provedor a pessoa do Senhor Jesus , venha aqui a frente se você sentiu que foi tocado pelo poder do Espírito Santo, sai você lá do ultimo banco, aqui no meio da igreja,sai você do meio da juventude, das irmãs do círculo de oração,venham,venham de onde quer que você esteja ,aqui na área da música , venham  sem perca de tempo e vou orar por você e Jesus vai fazer uma ,PARADA OBRIGATORIA ao seu favor,mais vou te dizer uma coisa ,venha mais deixa a mochila , ou a capa por ai mesmo ,e após você receber oração e voltar pro seu banco,nada de pegar essa capa de novo não.Não estou dizendo com isso que você esta em pecado não,mais me refiro a capa de desânimo que muitas das vezes nós encontramos no meio desse caminho que trilhamos, a capa da dúvida, da discórdia ,da falta de fé enfim,venham esse é o momento .Agora pra você que trilha pelo outro caminho, vocês que ainda estão cego pras coisas de Deus, esta no caminho largo ,o caminho paralelo a esse porém não tem ligação alguma com esse caminho,esse é o tempo,venham também e , pra vocês vou dizer o seguinte: Venham como estão, não precisa tirar a capa,ou mochila, venha como esta ,e o resto o Senhor fará, sim com o tempo ele tira de você  a capa.Pois ele diz : Vinde a mim todos que estão cansados e sobrecarregados....mais venha esse é o momento sai do caminho do mal , faz o seguinte ,igual ao cego ultrapassa  a placa, se põe no meio desse caminho de Jesus ,então ele vai te conduzir a verdadeira festa que vai acontecer mui breve na Jerusalém celestial,tão somente venha a Jesus.E quando agente chegar ,lá no céu, na Jerusalém celeste ,agente dizer assim eu trouxe a bexiga, a capa já que tudo é festa mesmo !!! Sabe?Essas coisas todas? O agente vai dizer pra gente :Aqui não é lugar disso, pois é, lá não haverá esse tipo de coisa pois lá ,a  festa é espiritual ,você não vai ver esse tipo de coisa por lá,oque você vai ver é Judeus ,Gentios etc  acima de 12 anos, abaixo isso sim você verá por lá. AMÉM !!!

OBS/ Após o convite,foi cantado o hino: EU VENHO COMO ESTOU, e feito a oração final !


PB/ Agnaldo Donizetti Andraus .

Um comentário:

  1. ACHEI muito interessante seu blog,o nosso é:wwwministeriobatista.blogspot.com-IGREJA BATISTA DE LOANDA

    ResponderExcluir