segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Onde Será nossa futura Morada ?


                                               ( Jerusalém , 4 mil anos de histórias )

A cidade de Jerusalém de hoje é um símbolo da nova Jerusalém.Sua primeira referência (Gênesis : 14 ; 18.) O seu nome antigo  era ( Salém ).Melquisedeque foi rei dessa cidade. Uma tradição hebraica  , diz , que : Talvez,
 Sem , filho de Noé , seria esse Melquisedeque . Na época em que os israelitas cruzaram o Jordão para entrarem na terra prometida,a cidade chamava-se  ( Da Banda dos Jebuseus) ,com referência em Josué : 15;8 .
Ela deixou de ser captura durante a conquista de Canaã por Josué e permaneceu em mãos dos cananeus até o tempo em que Davi chegou ao reino . Davi a tomou cerca de 3 mil anos atrás ( 2a Samuel :5;5-7 ) ( 1a Crônicas:11;4-7 ) , e aproveitou para fazer dela a capital de Israel . Davi a conquistou , mais ele não construiu o templo .Porque que ele não construiu o templo ?Eis um dos motivos  ( 1a Crônicas : 22;8-10 ). Davi era um homem de guera .Já imaginou oque as nações poderiam dizer ?Porque Deus permitiria que um homem  de guerra construísse um templo? Talvez isso seria uma de suas queixas . A presença de de Deus  antes da construção do templo era na tenda ,no lugar santíssimo . A tenda ficava em um pátio . Todos sabemos que moisés escutou o mandato de Deus para esta construção , e fez conforme tudo relatado . Salomão , filho de Davi foi quem edificou o templo ao Senhor , em Jerusalém de modo que a cidade tornou-se o centro religioso de adoração ao Deus do concerto . Quantos participaram desta construção ?
Cerca de 30 mil Israelitas , 150 mil cananeus  participaram dessa construção ,já pensou em quanto custou essa construção ? Estimula-se que custou cerca de 2, a 5 bilhões de dólares . Quanto tempo durou essa construção ?  ( 1a Reis : 6;38 ) ., 7 anos e a resposta . Imaginem só , 30 mil israelitas e 150 mil cananeus, e mesmo assim durou todo esse tempo para a construção !

             __Veja a dificuldade que ambos tinham durante o período da construção__
( 1a Reis : 6;7 ) ,não podia fazer barulho naquele lugar ,tinham que montar os pertences em uma determinada distância , e assim locomover até o devido lugar  . Por causa dos pecados de Israel , Nabucodonosor de Babilônia sitiou a cidade em 586, a.c , e finalmente a destruiu junto com o templo .
Jerusalém permaneceu um montão de ruínas até ao retorno dos Judeus da persa em 536 a.c para reedificar tanto o templo , quanto a cidade (Esdras : 3;8-13 ) ,( Neemias : 3;4 ) .Já nos tempos do N.T , Jerusalém voltará a ser o centro da vida política e religiosa dos Judeus .Em 70d.c , porém depois de frequentes rebeliões dos Judeus contra o poder Romano ,a cidade o templo voltaram a ser destruídos .
Quando Davi fez de Jerusalém a sua capital , ela começou a receber vários nomes : Sião ; a cidade de Davi ; Santa Cidade ; A Cidade de Deus ; a Cidade do Grande Rei ; Cidade do Senhor  O Senhor esta Ali ; A Cidade de Verdade ; ... Alguns desses nomes  são proféticos para a futura cidade de Jerusalém . No A.T ,ela : -Era a cidade onde Deus revelava a sua palavra ao seu povo ( Isaías : 2;3 ), era também o lugar onde Deus reinava sobre seu povo israel (  Salmos : 99;1-2 ), eram ordenados a orar para a banda dessa cidade ( 1a Reis : 8;44 ), ( Daniel :6;10 ), onde estava o templo . As montanhas que cercavam Jerusalém simbolizavam  o Senhor rodeando o seu povo com eterna proteção( Salmos : 125;1-2 ) .

Algumas importâncias de Jerusalém para a igreja cristã :
a) Foi o lugar onde nasceu o cristianismo .
b) Ali Jesus foi crucificado e ressuscitou .
c) Foi ali que o Espírito Santo veio .
d) A igreja de Jerusalém foi a igreja mãe de todas as igrejas .

                                                   __A nova Jerusalém__
Ao invés de de preparar uma cidade na nova terra  para os crentes , Deus está preparando a nova Jerusalém , que um dia descerá do céu, adereçada como uma esposa para o seu marido( Apocalípse : 21;2 ), (Apocalípse :3;12 ). Naquele dia , as promessas do concerto serão plenamente cumpridas :--Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens , pois com eles habitará , e eles serão o seu povo, o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus--.( Apocalípse : 21;3 ) . Como já foi dito , a nova Jerusalém descerá dos céus sobre a terra transformada .
O tamanho da cidade indica que haverá espaço suficiente para todos os habitantes ( Apocalípse : 21;16 ) doze mil estádios , cada estádio , equivale á 180 metros . Então vemos que ela , a cidade atinge cerca de 2.160 k.m ( Dois mil cento e sessenta kilometros ) em todos os 3 ( Três ) sentidos , altura , comprimento e largura . Observação : Ela é quadrangular ( Apocalípse : 21;16 ) .
Um grande muro com com 12 portas ( Apocalípse : 21;12 ) , representando as 12 tribos de israel , os 12 apóstolos . Já imaginou uma cidade feita de ouro puro ?( Apocalípse : 21;18 ) . Nela vai estar o trono de Deus , e do Cordeiro ( Apocalípse : 22; 3 ). Ali não haverá noite ( Apocalípse : 21;25 ) . Esse dizer : Ali não haverá noite , pode se referir somente na cidade  santa , porque não esta dizendo que  não haverá noite na terra , e sim na cidade santa . Faz sentido haver noite na nova terra , veja : ( Gênesis 8;22 ), ( Jeremias ; 33;20-21 ) ( Jeremias : 33;25-26 ). Nos da a entender que Deus criou noite e dia para todo sempre  !!!???
Pode ser também que essas referências estejam ligados somente até o término da velha terra  !!!
( apocalípse 22;1 )...um rio que procedia do trono de Deus , e do Cordeiro .Obs/ esse rio pode ser literal ( Realidade ). O primeiro lar dos homens estava em um jardim , a beira de um rio ( Gênesis 2;10 ) no paraíso , no lar eterno , João viu um rio da água da vida , claro como  cristal que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. ( Apocalípse 21;8 ) , aqui encontramos 8 classe de pessoas que terão sua parte no lago de fogo e enxofre , a quais são : os tímidos , incrédulos , abomináveis , homicidas , fornicadores , feiticeiros , idólatras e mentirosos , porém vamos comentar a respeito dos tímidos .
Quem são os tímidos ? Segundo o dicionário Aurélio , tímido quer dizer :  duas( 2 ) figuras apresentadas :
A primeira quer dizer ,acanhado , retraído, já , a segunda ( 2 )  quer dizer , fraco, frouxo .
Os tímidos são os que temem a desaprovação e as ameaças do povo a ponto de darem menos valor a lealdade a Cristo e a verdade da sua palavra .Sua segurança e status pessoais em relação aos outros valem mais para eles do que  a fidelidade a Cristo , entre tais estão os crentes acomodados que desistem da luta espiritual , e se deixam VENCER  !

Ora vem Senhor Jesus ....Amém !!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário