segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sermão( A Altura Vira Comprimento )

Texto: ( 1a Samuel  17 : 32-37 )



                                            ___Introdução:___
Gostaria de falar sobre alguns gigantes que existiam mais que foram destruídos .
Você deve se lembrar das Torres Gêmeas , aquelas torres eram gigantescas  no tamanho e também em poder segundo diziam ,os fatos comprovaram isso durante toda a sua existência.
De nada adiantou aquele poderio tão belo, explêndido ,pois acho que jamais eles imaginavam que aquela gigantescas torres viessem ao chão da maneira que tudo ocorreu.Após o acontecido terrorista daquele dia ,só restou mesmo foi ruínas dessas gigantes Torres Gêmeas ,Eu aprendo que quando um gigante cai, ele não cai sozinho mais cai consigo os seus aliados,os seus comparsas, as nações sentem até hoje a queda dessas torres ,até aqui no Brasil sentimos o reflexo dessa queda. Quando um gigante cai, cai com ele a sua fama o seu poderio.O que não dizer do Titanic?
O Titanic era muito conhecido em sua época ,era um gigante navio que tinha toda aquela capacidade de se locomover sobre o mar,diziam que ninguém podia com ele,mais estavam enganados aquele poderio todo se perdeu ,quando na sua frente se chocou com uma pedra , uma pedra estava na frente e derrubou então esse gigante que aos poucos ele foi se desfazendo em um todo,os fatos comprovam,mais um gigante sendo abatido.
Esses e outros fatos verídicos comprovam que gigantes existem,mais podem ser abatidos.Veja que você pode muito bem tentar algo , tipo estudar, planejar uma maneira de fazer com que o seu gigante venha a cair , não quero dizer com isso que você vai sair por ai tentando derrubar prédios , navios ,não estou dizendo no sentido espiritual , você pode fazer de tudo pra descobrir o ponto fraco de seu gigante , e assim destruí-lo .
Na biblía  eu encontro algo parecido,quando eu olho pra a história da Torre de Babel ,vejo essa Torre sendo feita segundo a narrativa ,sendo feita com o propósito de chegar até o céu,essa era uma maneira mais ridícula e patética de alguém querer chegar até o céu,não me lembro de ter visto coisa igual .
Aquela torre tinha como objetivo se tornar cada vez mais gigantesca,ao ponto de tocar então o céu,mais também de nada adiantou ,veio a ser destruída.Ainda vejo a história das cidades de Sodoma e Gomorra .
essas cidades eram fortalezas, (gigantes) no sentido de distanciar -se de Deus ,estavam cada vez mais longe de Deus,até que  Deus não encontrou sequer pessoa justa em meio aquela cidades ,a não ser Ló,e você  sabe muito bem essa história. Então essas cidades também foram destruídas.( Descrever o quadro ) .
                                       
                                             __ A História nos  nos diz que:__
O rei Saul e os homens de Israel estavam acampados no Vale de Elá,e estava ordenando a batalha contra os exércitos Filisteus,os Filisteus estavam num monte de um lado ,e do outro lado estavam Israel,e entre eles ficava o Vale .Então agente vai vendo na história que :de repente , saiu do meio dos Filisteus um homem de guerra ,(gigante) seu nome era  Golias,ele sai e afronta o exército de Israel todo,ele vai dizer se não tem alguém para o enfrentar ,dizendo que se alguém o vencer ,o povo dele ficara sendo escravo de Israel ,do contrário, se ele vencer ,então a situação se inverte.E isso vai acontecer durante 40 dias , pela manha , e pela tarde .ele vai dizer as mesmas palavras,quando se apresentar ao exército de Israel.
O povo fica perplexo, com medo daquele gigante , que tinha aproximadamente 3 metros de altura , sua armadura tinha um certo peso assustador.Então vemos que ,Davi não ficava sempre com Saul .
A biblía nos diz que Davi ia com Saul,e voltava pra cuidar das ovelhas de seu pai, assim vemos que ele não sabia direito como Saul se sairia diante dessa dificuldade toda,porque ele não acompanhava Saul em tudo , já seus 3 irmãos mais velhos ,esses sim estavam acampado com Saul o tempo todo .
Em um determinado momento, Jessé, pai de Davi , preocupado com seus filhos que estão com Saul a tempo, manda com que Davi apanhe alimentos e levem pra seus irmãos que estão com Saul. E ele assim faz ,parte de
madrugada afim de levar alimentos para seus irmãos conforme seu pai tinha pedido. Deixa as ovelhas aos cuidados de alguém,e parte em rumo aquele acampamento.Quando ele chega naquele acampamento, e vai até onde estão seus irmãos,e ele começa a falar com seus irmãos, justamente nesse momento o gigante chega e começa a repetir as mesmas palavras de sempre, perguntando se alguém está apto para enfrenta-lo . Davi ouve aquilo tudo , e pergunta Davi : Oque farão ao homem que matar a esse Filisteu , e tirar a afronta de sobre a Israel ? Quem é este homem pra afrontar o exército do Deus vivo ?
Então o povo vai dizer que o Rei dará acúmulo de riquezas, e lhe dará a sua filha e fará a casa de seu pai livre de imposto em Israel ,esse é o prêmio pra quem derrotá-lo . Então Eliabe o irmão mais velho , vai ter uma breve discussão com Davi . Davi vai dizer a ele : Não posso nem fazer uma pergunta ? Sei dizer que isso caiu nos ouvidos de Saul que manda chamar a Davi. Davi chega até ele , dizendo:
 Olha , não desfaleça o coração de ninguém por causa desse cara, eu vou lutar e tirar essa afronta que esse indivíduo tem feito contra Israel . Quando Saul escuta isso da boca de um menino , que não tinha experiência alguma , ele tenta fazer a cabeça de Davi para não ir a combate com aquele gigante, eu imagino ele dizendo :
Deixa disso menino, você não sabe oque esta dizendo ,esse cara é experiente, desde a sua mocidade ele luta,
com certeza não é a primeira vez que ele esta afrontando alguém , o cara é um gigante,acostumado com combate,você apenas um menino,você nem sabe como é que eu saio dessa dituação, se fosse seus irmãos  até que eu compreenderia pois eles estão sempre comigo, e tem visto como agir quem sabe, agora você nem esta sempre comigo e não  sabe oque fazer . Oque me diz ? Olha meu rei , quando eu apascentava as ovelhas de meu pai , vinha o urso, o leão e eu o matava e tirava o cordeirinho de sua boca, assim farei com esse gigante , pois ele esta afrontando o próprio Deus vivo , isso não pode acontecer ,tudo bem que meus irmão estão sempre contigo , e tem visto tudo oque esta acontecendo,mais me responda uma coisa meu rei , qual foi o dia que você viu os meus irmãos matarem um urso ,um leão? Eu imagino que o rei para , e começa a pensar que realmente nunca tinha visto falar algo a respeito de seus irmãos assim fazer. Então ele diz:
Vai , pois o Senhor seja contigo. Ele até veste a sua armadura em Davi, mais Davi tenta andar com aquilo, e não consegue então ele tira tudo aquilo ,e vai com sua própria roupa, pega seu cajado,escolhe as cincos pedrinhas e parte em rumo ao combate com o Golias então. Quando o vê ,começa a desfazer dele ,resumindo ,ele diz : Você vem a mim com espada e e lança ,mais eu vou ati em o nome do Senhor dos exército, Deus a qual tu tens afrontado ,e, agente conhece a história ele vai derrubar aquele gigante com uma pedrinha certeira, vai cortar sua cabeça como prêmio, e Israel será vencedor nessa história toda .

                                                  ________________
Sabe irmãos, nós não podemos fazer de conta que não existe gigante em nosso caminho, pois existe sim e tem que ser tratado , ou seja tem que ser encarado de frente , não podemos recuar ,deixando para quem sabe outro dia  . A história nos diz, que : Depois de Israel já ter passado 2 anos no deserto, tinha chegado nas margens do rio jordão ,Deus tinha falado pra eles que ; daria a terra do outro lado do jordão aos seus cuidados . Então oque acontece ? Eles param , fazem uma pausa no caminho  para enviar espiões a examinar a terra,então os espiões vão ,e quando voltam eles dizem que a terra é uma terra boa sim,porém teriam que enfrentar gigante naquela terra , pois haviam gigantes espalhados em todo aquele espaço de terra .Isso quem disse foram os 10,dos 12 que foram enviados , esses 10 tinham pensamento de fugir,escapar de gigantes, estavam atemorizados ,um medo sem controle os toma suas mentes , e eles então tentam fazer a cabeça dos demais a desistirem dessa idéia de conquistar aquela terra. Mais ,os dois foram corajosos e não queriam recuar de forma alguma ao ponto que eles, os dois ,confrontam com a maioria dos espiões dizendo :
Tem gigantes sim ,mais vamos vencer . Esse era o argumento de Calebe, Josué . Pois o povo deu ouvido aos
 10 ,recusando invadir a terra,resultado ,vão passar 38 anos no deserto , rodeando pra lá e pra cá ,até que morreram toda aquela geração . ( Descrever um  quadro sobre o tempo que recuaram dos gigantes )
Note que os gigantes inda estavam lá quando Israel , volta de novo nessa terra ,veja que eles tiveram que ser enfrentados do mesmo jeito ,de nada adiantou eles, ( a geração passada ), terem fugido dos gigantes !
Custe oque custar, não fuja dos seus gigantes ,faça como fez Davi pega as 5 pedrinhas , e parte em rumo ao gigante de sua vida,mais esteja decidido  a realmente derrubar o gigante ,assim como Davi estava, atira a primeira pedra, se ele não cair, atire a segunda, se ainda não cair , atire a terceira , se ainda não cair , atire a quarta, se não cair ainda , então atire a última , a quinta, se ainda não cair , saia com ele nos braços, mais não volte sem antes ter vencido o seu gigante. Sabe, eu acredito que Davi tivesse pensado isso :
Vou usar as pedras todas que tenho , se mesmo assim ele não cair , então saio com ele nos braços,  mais não vou deixar esse incircunciso desafiar o Senhor , vou lutar até vencê-lo, e o seu povo ,saberá então que há Deus em nosso meio,um Deus que peleja pelo seu povo, eu vou a ele em nome desse Deus dos exércitos .
A biblía nos diz que esse tal gigante caiu , Davi o matou-o . Eu aprendo que : Gigante existe, e eu não posso deixá-lo de lado ,fazendo de conta que ele vai desaparecer com um passo de mágica, ignorá-lo , mais que tenho que encará-lo de frente com as armas que tenho que ele , o Senhor , colocou sobre minhas mãos .
Quando o gigante estava caído, agora ele não tinha mais 3 metros de altura, pois tinha 3 metros de comprimento, caiu porque Davi estava decidido a derrotá-lo em o nome do Senhor dos exércitos .

                                               _____ conclusão_____
Nesse momento quero orar por aqueles que estão dispostos a enfrentar seus gigantes de frente.
Deus  diz : Chega de correr do gigante , não pense que ele vai desaparecer  sem que você faça esforço algum, acorde ,você precisa derrubar esse gigante ,fugir dele é perca de tempo ,quando você menos espera, ele vai te afrontar de novo lá na frente portanto lute contra ele através da oração, ore uma vez , duas , três , quatro , cinco , se você fizer tudo isso , e ele ainda não cair , esteja decidido , lute com ele se precisar peça oração a quem for de sua confiança , mais não recue momento algum , ele não pode te afrontar dessa maneira !
Use a sua fé , ( pedrinhas ), e parte pra cima dele através do poderoso nome do Senhor. !!! __ Epílogo


Nenhum comentário:

Postar um comentário