quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sermão : O Conforto da casa do Pai , só sabe quem Prova

                             
                                ____ __    Texto : Lucas : 15; 13 -14___ ___ 
                             
                                                      (  Introdução: )
Jesus fala sobre parábolas nesse capítulo atual , assim como tambem o capítulo 14 , 16 , ou seja a um contexto sobre parábola em cena . Observe as parábolas que vem antes , a da ovelha perdida , e a da drácma  perdida , veja que ha uma certa alegria quando a ovelha  , e a drácma perdida são encontradas .  ( Descrever um quadro  ...) .

Nessa parábola do filho pródigo , nós poderiamos olhar para outros ítens que aparece em cena , temos aqui : Um pai , dois filhos  , como tambem temos os trabalhadores desse pai , temos até mesmo um bezerro cevado , um cabrito .Mais o propósito dessa parábola é enfatizar uma família , e principalmente o filho mais novo .
Uma família esta em cena ,´ela é o foco , se bem que aqui , Jesus não apresenta a mãe , mais uma família esta em foco .E esse filho vai vivendo bem , vai provando e aproveitando do conforto que a casa do pai lhe oferece , mais chega um tempo em que ele deseja conhecer uma terra que não lhe oferece conforto algum.
Sabe irmãos , a família é uma grande benção de Deus para nós. Os filhos vem ao mundo .
Tem família que é pequena , os filhos são poucos , porém , já tem aquela família que é grande !
Quando os filhos são pequenos , pairam , repousam  sobre eles as inocencia , essa é a época em que parece que tudo que pertence a um , tambem pertence aos outros . Exemplo : A mamadeira de um , pode ser a do  outro tambem , a chupeta de um pode ser a do outro tambem , o brinquedo de um pode ser o do outro tambem, a alegria de um é a alegria do outro , as vezes ha uma certa briguinha , mais nada que foge do controle dos pais .
Mais os filhos vão crescendo , e então tudo muda .Baseado nisso , eu quero dizer , que : Um dia vamos perder os nossos filhos , não quero dizer que vamos perde-lo para o mundo , a prostituição , o roubo  etc , mais sim para a vida .  Na medida em que a vida tem essa exigência toda , nossos filhos terão que ter uma boa reputação para encará-la . Eles começam a estudar , trabalhar enfim vão crescendo , começam a trabalhar , e um dia casarão , deixando de vez o conforto que nosso lar lhes oferece .Dai por diante ,caracteriza ,que perderemos a situação de controle sobre eles , agora é eles que vão ter que tomar decisões em suas vidas , e nós de longe poderemos até dar algum palpite , mais na realidade ,é eles quem darão a palavra final . Estou dizendo sério , pode ser que nós não estaremos vivendo em uma terra longínqua deles , podemos estar morando até perto , mais agora é eles quem pode , eles quem decidem , eles quem fazem acontecer ,etc .
Agora , já crescidos temos que orar sempre por eles , pra que não se dividam  , mesmo assim será difícil ,e eles , agora morando um longe do outro , o tempo vai passando já não ficaram mais a parte do que acontece com o outro , se bem que assim podemos dizer , o brinquedo de um , agora já não é o mesmo do outro , a alegria de um já não é a alegria do outro . Olhe para a história do filho pródigo que esta em cena !

Esse moço , vivia sobre a autoridade do pai , desfrutando do conforto que a casa do pai lhe oferecia , tudo que ele queria , ele tinha podemos assim dizer , ele vai aproveitando do conforto passo a passo .
Mai chega um dia que ele resolve deixar esse conforto de lado , pois ele já acha que pode tomar suas próprias decisões , é ele que pode , é ele quem faz , é ele quem acontece , enfim , ele é o dono de si .
Ele chega em seu pai , e pede pra que o pai lhe de aquilo que lhe pertence , e o pai isso lhe faz .
Mas note que o texto nos diz que , após ele ter recebido sua herança , ele espera alguns dias para partir , pode significar que ele estava pensando naquilo que iria fazer , talvez refletindo sobre deixar o conforto da casa do pai .Talvez , de tanto pensar , ele decide então ir pra bem longe , imaginamos que ele pensava . ( Vou pra bem longe , não quero a presença do pai por perto , se eu for pra perto , vai que ele manda alguns de seus trabalhadores me buscar , o meu irmão pode ir me visitar e dizer que meu pai esta chorando , e tal .... ! O que ele queria mesmo era estar longe , então ele pega a sua parte , e sai , em rumo a terra longínqua.
Estando naquela terra , ele começa a gastar tudo , ou seja quando ele sai da casa do pai , ele carrega parte daquele conforto que a casa do pai tinha lhe dado, que era os seus ( Bens ) .
Quando a pessoa deixa da casa de Deus , ela ainda carrega por alguns dias , meses , anos , uma pequena parte do conforto de Deus , que é oração , louvor ,etc ...., isso ainda fica vivo nas lembranças .
Mais voltando ao filho pródigo , ele gasta realmente tudo , deseja comer das alfarrobas que os porcos comiam , essas alfarrobas , eram uma comida  consumida pelas pessoas de baixa renda na época , era algo que possuia dentro do seu interior  uma espécie  de gelatinosa  açucarada , posso aprender com isso , que , no fundo no fundo o homem deseja ter Deus em sua vida .(Descrever o quadro ).
Finalmente ele cai em si , reconhece que não vive mais confortado , pois esta distante da casa do pai , longe da casa do pai , o conforto lhe é inexistente , e ele quer voltar a viver confortado novamente , então diz : Levantar me irei , e irei ter com meu pai , eu preciso desse conforto novamente .( Descrever o quadro ).
Por outro lado temos o seu irmão , que esta no campo  e ao sair do campo ele começa a ouvir a o som da música que o pai presta ao filho que estava distante do seu conforto , e ele pergunta a um de seu criado, o que representava aquilo , e o criado diz pra ele que era o retorno de seu irmão ao conforto do pai novamente , ele não se conforma com aquilo . Lembram do que eu disse no começo desse sermão ? Quando os irmãos são pequenos , a alegria de um é a alegria do outro, etc... ? Agora , já crescidos , a alegria de um já não é mais a alegria do outro , veja ai no texto , ele não aceita essa festa , alegria que o pai torna a dar para o seu irmão . ( Descrever o quadro ).


                                      ______  Conclusão _______

Quero terminar , te dizendo ....: Você que  não sente mais o conforto na oração , no louvor hoje é o tempo de voce voltar a sentir esse conforto novamente , saiba que enfrentamos as dificuldade dessa vida , as lutas do dia a dia , mais espiritualmente temos o conforto da casa do pai em nosso viver .Se por um acaso voce se encontra distante da casa do pai , hoje é o dia de voce retornar para esse conforto novamente , pois o conforto da casa do pai ,só sabe quem já provou .AMÉM .




Um comentário:

  1. Vim conhecer seu blog, adorei e deixo-lhe neu abraço sincero.
    Visite o meu jornalismocarloscosta.blogspot.com
    Gostei muito do que li.

    ResponderExcluir