terça-feira, 1 de maio de 2012

Sermão ( O pecado não é paralítico , ele anda ).

                                        

                                            Texto ( Atos 9 ; 32 - 35 )

                                       _________ Introdução_________

Um pastor foi visitar uma família de sua igreja , que já a tempo não ia a igreja .
Chegando lá, bateu palmas e foi atendido , então entrou na casa , e o homem mandou que ele se sentasse no sofá da sala .Ele sentou , e começaram a conversa .Essa família tinha uma menina de 5 anos , então essa garotinha começou a  olhar atentamente para o pastor de vários ângulos . O pastor indignado com isso , perguntou :
Porque que você esta me olhando desse jeito menina ? A menina então respondeu , e disse :
--Pastor , é que minha mãezinha falou que o Senhor tem duas caras , então eu estou olhando bem pra ver se vejo a outra ! E riu ...Rsrsrs . Isso era fruto das atitudes que essa mãe tinha a respeito do pastor , falava dele em sua ausência ,isso era pecado e ela não tratou isso , e isso foi andando...,até que chegou a esse ponto .
                        ____                                                                                           _____-
O pecado não é paralítico , ele anda . O pecado não foi instalado lá no Jardim do  Édem , se isso tivesse acontecido , ele não iria andar , iria ficar parado por lá mesmo . Mais não , ele se instalou no coração de Eva e Adão , ou seja no coração do ser humano  e de lá pra cá ele vem andando , vem crescendo sem precisar de uma muleta pra isso, percorrendo kms/e kms  .E ele trouxe consigo as consequências de si , e também os seus aliados , ou seja porque que existe doenças , enfermidades , etc ..( Descrever o quadro )..ele trouxe consigo um pacote , e , finalizando esse pacote , ele também trouxe a morte , como sendo a ultima peça desse pacote .
No céu existe alegria , mais como resultado do pecado , aqui existe a tristeza , lá no céu existe a vida , e aqui, por consequência do pecado, a morte , etc .. . (Descrever um quadro ).
O livro de Atos , ele aborda vários conteúdos , vamos ver em seu relato ; curas , ressurreição , etc .. enfim vário ítens acontecem em suas trajetória , porém o objetivo desse livro , é enfatizar o crescimento da igreja , a expansão do reino , a divulgação da palavra , ou seja , os Atos dos apóstolos .
E aqui temos homens de Deus fazendo a obra , divulgando o evangelho , e por consequências , vai acontecendo os milagres em nome do Senhor . E temos aqui , um grande homem de Deus conhecido da igreja , ao qual é Pedro .Pedro , podemos dizer que ele foi um gigante  na obra , quando estudamos esse livro , ele foi um gigante a causar inveja para o gigante Golias .
Homem usado de uma tal maneira por Deus , mais eu gostaria de olhar para o antes , e o depois da vida de Pedro , isto é , ele antes de servir a Deus , e depois de servi-lo . Andava ele desgarrado do reino de Deus , e uma pessoa que não tem sua vida pautada no evangelho , essa pessoa tem sua vida com Deus parada , isto é , leva uma vida paralítica no tocante a Deus . O que atua na vida desse alguém , é o pecado , esse sim, anda , e vai deixando suas marcas, ( consequências ). Eu me ponho a imaginar Pedro vivendo sem Deus , ele como era um pescador de carteirinha , é notável que ele passava sempre pelo mesmo caminho , andando em prol de suas pescas , enfim no seu dia a dia com certeza tinha hora que ele encontrava com pessoas doentes , paralíticas , cegas , coxas , surdas , mudas , endemoninhadas , talvez , né ?! E , vivendo ele longe de Deus nessa época , ele não podia dizer ...Em nome de Jesus , anda , seja curado etc , ou poderia até dizer , mais suas palavras não surgiriam  efeitos . Quando não se anda com Jesus , não se tem autoridade diante da doença , dor , paralisia etc .... Ou então , quando ele se encontrava com essas pessoas , ele dizia ; Bom dia , boa tarde , boa noite , como vai ..? Imagine a cena de Atos capitulo 3 .
 Juntamente com João , ele poderia dizer para aquele homem que pedia esmola : Arruma um serviço, vai trabalhar na pesca e deixa essa vida miserável que você leva , vem comigo , eu te indico aos meus amigos pescadores , ou coisa semelhante .Ele não podia oferecer Jesus a ninguém , pois ele mesmo não o tinha .
Mais o tempo foi passando , e ele tem um encontro com Jesus , em pleno dia que se prepara para ir ao trabalho . Jesus convida a Pedro para vir , e segui-lo , e Pedro aceita o convite ( Mateus 4 ; 18 - 22 ) .
( Descrever o quadro ). Agora por diante  ele Pedro vai passar a ser usado por Deus , pois agora , o pecado que ele praticava não anda mais na vida dele , agora o que anda em sua vida , é a graça de Deus , a unção de Deus , o poder de Deus , o querer de Deus , etc .
Chegando no capítulo 9  de Atos , vemos então apartír do versículo 32 , esse episódio , onde o texto nos mostra Pedro chegando , fazendo a obra de Deus em uma cidade chamada Lida .
E é apresentado a ele um homem por nome de Enéias , e esse homem é paralítico a 8 anos ,  não sabemos qual foi o motivo que o levou a viver uma vida paralítica , o que sabemos é que esse homem era inválido .
Pedro com autoridade de Deus , diz : Enéias , Jesus Cristo te dá saúde , levanta toma a tua cama e anda , e diz o texto que , imediatamente ele ficou curado .Por detrás das palavras de Pedro , tinha uma unção do Espírito Santo , pois ele , Pedro agora ja andava com Deus , e então o pecado já era paralítico em sua vida , já não andava mais com ele , o que andava agora era a presença de Deus , o poder de Deus , a unção de Deus ,... etc ....! ( Descrever o quadro ).
Mais o que me chama mais a atenção , é o versículo 35. Aqui vemos um monte de pessoas que estão acompanhando passo a passo desse episódio , então eles veem o que acontece com Enéias , e , de imediato todos aceitam Jesus também , ou seja todos se convertem ao Senhor .
Se você imaginar um grupo de 50 pessoas , foram as 50 pessoas , se imaginar um grupo de 100 pessoas , foram as 100 pessoas , se imaginar um grupo de 200 pessoas , foram as 200 pessoas ...,todas aceitaram ao Senhor Jesus em suas vidas .
Quero enfatizar , que essas pessoas puderam perceber, ao ouvir a voz de Pedro , que por detrás daquelas palavras de Pedro , tinha uma unção que acompanhava , por isso Enéias ficou curado , a unção de um homem que andava com Deus , um homem que deixou o pecado de lado , agora caminhava com Deus , e tinha autoridade para exercer coisa tal .Essas pessoas que aceitaram ao Senhor , tinham o pecado andando em suas vidas , mais através dessa decisão que ambos tomaram , agora o pecado seria paralisados em suas vidas também , não iria andar mais , oque iria andar agora em diante em suas vidas , seria a unção de Deus , o poder de Deus ,..etc . ( Descrever o quadro ) . Louvado seja o nome do Senhor !! Aleluias !

                                             ( Conclusão )
Essa é a mais pura verdade , quando aceitamos ao Senhor Jesus em nossas vidas , o pecado que nos domina , que anda em nossas vidas , ele fica paralisado , não anda mais , é claro que não estamos livre de pecar , porém , não somos mais conviventes com o pecado , aquilo que fazíamos já não fazeremos mais .
Igual a Pedro , o que vai andar em nossas vidas agora , é a presença de Deus, o seu poder , sua unção .
A vida com Deus que estava paralisada em nossas vidas , agora começa a fluir , começa a andar,.etc...

                                                                                                                                    Fim  !!!












Nenhum comentário:

Postar um comentário